sábado, 9 de janeiro de 2010

Microsoft patenteia tecnologia controlada por movimentos musculares

Duas solicitações de patentes preenchidas pela Microsoft mostram que a fabricante do Xbox 360 está planejando controles ativados por sinais elétricos da musculatura humana; Guitar Hero é mostrado como exemplo de uso da tecnologia.


Apesar de o Projeto Natal estar previsto para ser lançado apenas no final deste ano, a Microsoft já está vendo novas formas de controle para jogos. O blog de tecnologia TechFlash descobriu duas solicitações de patentes na US Patent and Trademark Office (órgão americano responsável pelo gerenciamento de patentes no país) que podem significar um novo salto rumo ao sistema baseado em câmera de sensor por movimentos e livre de controle: ler os impulsos elétricos dos músculos dos jogadores.

Próximo passo: jogar Guitar Hero no ar.


Os dois pedidos de patentes são baseados em eletromiografia (EMG), que consiste em ler os sinais elétricos enviados pelo músculo de uma pessoa por meio de eletrodos. Um dos pedidos de patente, preenchida em Março de 2009, descreve os “controles baseados em eletromiografia usados como interface homem-computador” que podem ser “implementados como uma braçadeira, um relógio de pulso, óculos, um item do vestuário do usuário (como uma camiseta, luvas, sapatos, calças, bonés, etc).” A outra patente, preenchida em Junho de 2008, é similar a patente anterior, mas diz respeito apenas a usos do EMG no antebraço.

Apesar de as patentes de uso do EMG voltado para jogos soarem como algo ainda teórico, a Microsoft já disponibilizou um vídeo demonstrando a tecnologia no YouTube. Depois de uma pequena demonstração de como os eletrodos colocados no antebraço podem ler as atividades dos movimentos dos dedos da mão, o vídeo mostra uma pessoa jogando o que parece ser Guitar Hero II sem os controles, um tipo de guitarra no ar. Depois disso ele puxa a manga da camisa para mostrar os sensores EMG coloridos, que provavelmente fazem parte de um dispositivo protótipo.

Veja abaixo o vídeo que demonstra a tecnologia em ação:



De acordo com o vídeo, a tecnologia está sendo desenvolvida em conjunto com a Microsoft, a Universidade de Washington e a Universidade de Toronto.


FONTE: GameSpot.com

..............................................................................................................
Outras notícias:
- Avatares do Xbox encorajarão jogadores a fazerem exercícios?
- Microsoft patenteia sistema de ajuda para jogos
..............................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário