segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Criador de Tomb Raider dá adeus à Crystal Dynamics

Toby Gard deixa o estúdio da Square Enix depois de nove meses liderando a produção de um projeto não anunciado, e funda uma empresa de consultoria independente.


A alguns meses atrás surgiram notícias de que Toby Gard havia sido escalado para liderar a produção de um projeto ainda não anunciado para a Crystal Dynamics, desenvolvedora de Tomb Raider. Essa informação foi de grande importância, considerando que Gard foi o criador do super aclamado Tomb Raider original, e também porque a Eidos havia indicado que ela estaria fazendo uma grande reformulação na série para o próximo jogo.

Toby Gard


Entretanto, a nova função de Gard como chefe do novo projeto da Crystal Dynamics teve uma vida curta. De acordo com o perfil do desenvolvedor no site LinkedIn, Gard deixou o estúdio no mês de Agosto, migrando para uma nova fase na carreira como consultor independente de games, com ênfase em animação, história e designs cinematográficos, design de personagens e balanceamento.

Conversando com a GameSpot, Gard confirmou sua saída do estúdio, dizendo que ele não está mais trabalhando com a Crystal Dynamics de nenhum modo. Gard se recusou a falar se o projeto que ele estava liderando antes continua em desenvolvimento.

Gard é conhecido pelo seu trabalho como designer do primeiro Tomb Raider, lançado em 1996. Também é creditada a ele a criação da personagem Lara Croft. Depois de ter saído da Core Design em 1997 após o lançamento de Tomb Raider, Gard fundou a Confounding Factor, que lançou um único jogo apenas, Galleon: Islands of Mystery, em 2004. Logo após o lançamento, Gard voltou a trabalhar com a Eidos para ajudar na produção de Tomb Raider: Legend, jogo da Crystal Dynamics que marcou o retorno da série em 2006.


FONTE: GameSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário