quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sony patenteia tecnologia de sensor de emoções e reconhecimento de expressões faciais para games

Pedido da SCEA incluem novos controles, tecnologia de sensibilidade e vibração.


A Sony Computer Entertainment America quer mudar o jeito das pessoas jogarem seus jogos, e isso não é apenas conversa de marketing. A fabricante do PlayStation 3 tem criado nos últimos anos alguma solicitações de parentes para uma quantidade de melhorias e substituições às interfaces padrões de controle, entre eles o controle de sensor por movimentos revelado na E3.



Uma das patentes que a empresa está tentando conseguir fala sobre uma “interface de mão-mecânica usando um dispositivo deformado.” O sistema em questão permitiria que os jogadores usassem um objeto macio parecido com uma bola de borracha, em substituição ao mouse. Uma câmera colocada em cima de um console de videogame reconheceria os movimentos da bola, e os jogadores poderiam movimentar e pressionar a bola em substituição ao clique e ao arrastar e soltar do mouse.

A bola em si não teria nenhuma tecnologia, embora um mecanismo de clique interno poderia fornecer um feedback de sensibilidade que diria ao usuário quando um aperto, uma pressão nela seria suficiente para o sistema aceitar o comando. Apesar de a SCEA descrever a tecnologia voltada para games em sua solicitação de patente, isto leva a crer que a tecnologia poderia ser usada para controlar TVs, aparelhos de DVD, e até smartphones.

A SCEA está tentando também uma patente para uma tecnologia livre de controles, de acordo com o blog de tecnologia Siliconera. O site publicou que a patente solicitada pela SCEA usaria uma câmera e um microfone para analisar sons, movimentos e expressões faciais dos usuários para determinar seus estados de espírito. Por exemplo, a tecnologia permitiria aos jogadores a identificar o que faz o jogador rir ou ficar entediado e então usar estes dados provavelmente para mudar a jogabilidade do jogo ou simplesmente adquirir informações mais precisas de feedback dos usuários.


Por último, a SCEA solicitou uma patente para um novo dispositivo de feedback de vibração. Embora ela esteja descrita para uma variedade de usos, a solicitação de patente descreve que o dispositivo seria usado especialmente para adicionar respostas no controle (como vibração) em jogos de consoles antigos ou para melhorá-las nos jogos atuais.

Representado no desenho como um plug-in para o controle do Playstation 3, o dispositivo teria incluso nele um microfone ou uma câmera e ele dispararia a vibração no controle baseado no áudio captado (tom, volume, duração do som) ou nas representações de vídeo (cor, claridade, saturação). Não está claro se a Sony pretende usar o dispositivo no DualShock, ou mesmo no controle Sixaxis, que não possui vibração.

Por exemplo, um dispositivo... pode usar critérios para reconhecer um som gerado por um videogame que é indicativo de um 'clop-clop' das patas de um cavalo,” diz a patente. “Quando um videogame toca um áudio desse tipo, o dispositivo... reconhece o áudio e insere uma resposta correspondente, como por exemplo uma vibração para cada ‘clop’”.


O dispositivo pode ser usado com games que já possuem funções de vibração. Por exemplo, ele poderia interceptar um sinal de vibração do controle e, ao invés de fazer a função de vibrar, fazer o sistema tremer a tela, mudar temporariamente a matiz da imagem, ou aumentar o sinal do áudio para sair em um subwoofer do jogador. Os jogadores seriam capazes de configurar as suas próprias preferências de como o dispositivo redirecionaria ou melhoria a experiência de jogar jogos antigos com as funções de vibração atuais.

Dado que o dispositivo seria um meio de voltar atrás e adicionar funções de vibração e outros efeitos aos jogos que nunca tiveram algo parecido, a patente segue esta linha de pensamento para fins comerciais.

Em algumas implementações, é desejável a um emulador a melhorar um jogo ao adicionar informações em áudio e/ou vídeo durante o jogo,” pode ser lido na patente. “Por exemplo, o emulador pode adicionar um produto em um local, trocar um produto em um local, adicionar a exibição de um informativo comercial, e coisas do tipo.”


FONTE: GameSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário