domingo, 5 de julho de 2009

Analista prevê que distribuição/conteúdos para download guiará o crescimento da indústria na próxima década

Michael Pachter avalia o mercado de games de cima em baixo; espere World of Warcraft e Wii em alta definição no começo de 2011


Os últimos 10 anos têm sido épocas de tremendas mudanças na indústria dos games. Em 1999, o Dreamcast apresentou jogos online para consoles pela primeira vez. No ano seguinte, Electronic Arts e o jogo The Sims encabeçaram uma onda de expansão de novos jogadores que continua até os dias de hoje. Enquanto isso, jogos portáteis evoluíram de uma forma que não está mais limitado apenas ao GameBoy, com os aparelhos celulares, IPods, o PSP da Sony fazendo parte desse meio.

Os próximos 10 anos serão igualmente transformadores, se as previsões de um relatório de Michael Pachter , analista da Wedbush Morgan Securities, estiverem certos. Particularmente, Pachter crê realmente no aspecto da distribuição digital de jogos e conteúdos, e sua expectativa é de que ela cresça exponencialmente.

Em nossa opinião, o mercado de videogames crescerá numa taxa de 7,2% ou até mais nos próximos 10 anos, dobrando durante esse período no mínimo,” disse Pachter. “Nós prevemos os downloads digitais como motivo para explicar esse crescimento.

Daqui a 10 anos, Pachter espera que os consoles tenham incluso um terabyte de espaço de armazenamento e sugere que a distribuição de jogos completos via download será uma coisa normal (embora a venda de jogos em forma física ainda representará a maior parte do mercado). O analista também disse que as produtoras que identificaram a venda de jogos usados como redução no lucro de suas receitas estão trabalhando firme para migrarem para a distribuição digital. Nesse meio tempo, a ênfase estará nos conteúdos digitais e em jogos lançados em episódio.

Nós achamos que um pequeno exemplo desse cenário é o jogo Grand Theft Auto IV para Xbox 360, que foi vendido primeiramente na forma física, com fases adicionais sendo vendidas periodicamente mais tarde via download,” disse Pachter. “Nitidamente, depois de uma morna procura dos seus primeiros ‘episódios’ em download, a Take-Two decidiu por oferecer o primeiro e o segundo ‘episódios’ combinados na forma de caixa, com os dois episódios podendo ser jogados por completo sem a necessidade de se comprar o jogo original do GTA IV.

Mas estas não as únicas previsões do relatório, que é composto por 210 páginas. Pachter disse também que ele espera ver um lançamento de um MMO (Massive Multiplayer Online) de World of Warcraft, da Activision Blizzard, para o começo de 2011, e uma nova versão do Nintendo Wii capaz de rodar gráficos em alta definição no final de 2010. (Ele nomeou este suposto console de “Wii Plus”.).

Com relação as demais marcas, Pachter citou que o crescimento recente das propagandas no mercado de jogos deu uma estagnada. Ele também chamou o mercado de games para telefones celulares como uma moda, dizendo que o aumento no número de jogos vendidos graças ao sucesso dos produtos como os IPhones da Apple está perdendo foco por causa dos preços cada vez mais baixos destes mesmos títulos.

Por último ele enxerga as aquisições e união entre empresas como pouco promissoras num período próximo, dizendo que as maiores companhias de mídia estão com uma certa cautela com a indústria, e existem poucos candidatos nos mercado que sejam atrativos, com exceção à Ubisoft.


FONTE: GameSpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário